segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

futebol feminino




A brasileira Marta, de 21 anos, foi eleita novamente a melhor jogadora do mundo pela Fifa nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça. Ela superou a alemã Birgit Prinz, que ficou em segundo lugar, e a amiga Cristiane, terceira colocada. Marta já havia recebido o prêmio no ano passado.
Marta somou 988 pontos. Prinz ficou com 507 e Cristiane terminou com 150 pontos. Os técnicos e as capitães de 137 países votaram na eleição da Fifa (o primeiro recebe cinco pontos, o segundo, três, e o terceiro, um ponto).
O anúncio foi feito de uma forma diferente este ano. Em vez das três concorrentes subirem ao palco e barras irem avançando com o número de votos de cada uma, o alemão Franz Beckenbauer teve a honra de abrir um envelope com o nome da vencedora. Com um elegante vestido preto, Marta recebeu o prêmio e se emocionou. Com uma voz de choro, a jogadora prometeu ganhar mais vezes.
- Quero agradecer a Deus por este momento de grande alegria da minha vida. Depois, quero agradecer as minhas companheiras de clube na Suécia, meus amigos, minha mãe e todos os familiares. Estou muito feliz por está aqui e vou trabalhar firme para voltar outras vezes - disse.
Marta assombrou o mundo da bola com uma das maiores atuações individuais da história do futebol feminino na inesquecível vitória do Brasil sobre os Estados Unidos, por 4 a 0, na semifinal da Copa do Mundo. O pênalti perdido na derrota para a Alemanha na final não diminuiu o brilho da jogadora, eleita a melhor do Mundial. Ela também ficou com a chuteira de ouro ao ser a artilheira do Mundial com sete gols. E foi o destaque da seleção na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro ao marcar 13 gols.
Curiosamente, a premiação da Fifa seguiu a ordem das vencedoras das bolas de ouro, prata e bronze da última Copa do Mundo de Futebol Feminino, realizada na China, em setembro. Marta ficou com a bola de ouro e superou a alemã Birgit Prinz e a compatriota Cristiane, bolas de prata e bronze, respectivamente, na China.
O prêmio pode ter um duplo gosto de vingança para Marta. Em setembro, ela perdeu o título mundial para Prinz, que fez um dos gols da vitória da seleção alemã na final contra o Brasil. E nas outras duas vezes em que disputou o prêmio da Fifa com Prinz, Marta tinha perdido. Em 2004, a brasileira ficou em terceiro lugar. E em 2005, terminou em segundo.
TODAS AS VENCEDORAS ENTRE AS MULHERES
FIFA World Player GALA 2007 1º Marta (BRA) 2º Birgit Prinz (ALE) 3º Cristiane (BRA)
FIFA World Player GALA 2006 1º Marta (BRA)2º Kristine Lilly (EUA) 3º Renate Lingor (ALE)
FIFA World Player GALA 2005 1º Birgit Prinz (ALE) 2º Marta (BRA) 3º Shannon Boxx (EUA)
FIFA World Player GALA 2004 1º Birgit Prinz (ALE) 2º Mia Hamm (USA) 3º Marta (BRA)
FIFA World Player GALA 2003 1º Birgit Prinz (ALE) 2º Mia Hamm (EUA) 3º Hanna Ljungberg (SUE)
FIFA World Player GALA 2002 1º Mia Hamm (EUA) 2º Birgit Prinz (ALE) 3º Wen Lirong (CHI)
FIFA World Player GALA 2001 1º Mia Hamm (EUA) 2º Wen Lirong (CHI) 3º Tiffeny Milbrett (EUA)

Nenhum comentário: